BAT E BAR MITZVA
Projeto
PROJETO BAT E BAR MITZVA WIZO SP
Na tradição judaica, o menino, aos 13 anos e a menina, aos 12 anos, atinge a maioridade religiosa. Essa cerimonia tem o nome de Bar Mitzva (meninos) ou Bat Mitzva (meninas). Dessa forma, a criança passa a ter quer respeitar os mandamentos – “Mitzva” – e assumir sua responsabilidade perante a sociedade.
Desde 2009 a WIZO SP visita escolas e instituições judaicas neste período e a conversa é sobre um dos mais importantes mandamentos da religião que é a ajuda ao próximo. Nós, como uma organização voluntária, estamos lá para demonstrar a importância desse trabalho. Além da saudável discussão como processo educativo, já colocamos em prática uma pequena ação que desperta a criança a se conectar com o outro. Ela, juntamente com sua família, recolhe produtos de higiene, material escolar ou bichos de pelúcia, e, no dia da nossa visita, fazemos uma pequena linha de montagem para a produção de kits que são entregues a instituições de crianças em tratamento com câncer ou Amparo Maternal.
Cada criança escreve um bilhete pessoal a quem for destinado o kit, fazendo com que esta ação tenha um caráter pessoal - importante momento de empatia. Pudemos ver, após anos desse trabalho, com a ajuda das escolas, que essa simples atividade tem efeito multiplicador.